terça-feira, março 22, 2005

casamentos

não imaginava o casamento das acácias com as mesas de madeira de carvalho e os seus bancos corridos, em plena serra. sempre achei que as acácias não deviam ser tocadas, invadidas. tinha até medo de que os olhares pudessem de alguma forma, de qualquer forma, intimidar as pobres acácias, levando-as a assumir uma atitude envergonhada – descolorida, entenda-se.

e os casamentos entre a laranja e o leite provocam dores de barriga. foi o que eu sempre ouvi dizer e o que me levou, até aos dias de hoje, a enjeitar tais degustações por mais vontade que tenha. é certo que até pode ser um manjar dos deuses, mas eu sempre confiei muito na sabedoria popular. não vá o Diabo, ou outro ente qualquer, tecê-las.

depois há os casamentos obrigatórios: cor-de-rosa para as meninas, azul para os meninos. curiosamente, sempre gostei muito do azul. do mar, do céu (e nunca do FC Porto). provavelmente, fruto de uma aprendizagem guiada à rica pelos padrões sociais das cores. felizmente, há hoje em dia a moda das meias às riscas, tipo arco-íris. e os meninos e as meninas podem, finalmente, ser de todas as cores.

a terminar, temos os casamentos humanos. o matrimónio não é mais do que um contrato social que dá direitos e cria deveres, disse-mo a minha professora de Direito. Lembro-me de, naquele momento, me ter arrepiado e mentalmente a ter condenado, muito mais por ser uma mulher a dizê-lo. onde estava a sensibilidade feminina para a causa? hoje dou a mão à palmatória: quem sabe, sabe.

e de casamentos estamos conversados.

10 comentários:

BlueShell disse...

O teu texto está uma delícia...(tuas palavras têm mel, sabias?)

grata pela tua visita. Eu estava precisando ouvir assim um elogio. Hoje estou melhor...falei com as minhas árvores...
Jinho, BShell

Anónimo disse...

e o casamento do requeijão com mel? e da cervejinha e os tremoços? e os gelados da Emanha e o Verão?? não há só coisas más nos casamentos.... ;-) beijo grande!

Anónimo disse...

eu n gosto de cor de rosa...
mas o casamento praia/abraço foi o 1º k me lembrei...é um belo casamento..

isa xana disse...

em pequena sempre gostei de azul. odiava cor-de-rosa... talvez por o meu quarto ser todo rosa. agora gosto de rosa e azul:)

adoro a tua escrita, mesmo mesmo mesmo:)

bêjo

Delírio da Loirinha disse...

Olá!
Tens toda a razão!
Deixo-te um beijinho e Desejo-te uma Boa Pascoa!

Estrela do mar disse...

...Ricardo...vim desejar-te uma Páscoa muito feliz...
Um beijinho*.

BlueShell disse...

Oh, Ricardo...hehehe...esbarra lá agora!!! És um querido, tenhi dito! Prontossss, Uma Muito doce Páscoa plena de Felicidade...e fecundidade! Jinho, BShell

ana.in.the.moon disse...

Gosto mais de laços do que de nós...
:)

ricardo disse...

o teatro, como palco livre das palavras, agradece o valioso contributo que nos é dado por quem tão bem sabe reconhecer um dos maiores vultos da literatura portuguesa: Luís Vaz de Camões. e sinto-me comovido.

SL disse...

Hoje passei o dia inteiro com o meu namorado. Vivemos tudo o que o casamento comporta, sem o tal contrato de que falas...sabes, o casamento deve ser apenas e só um compromisso de amor. O contrato, sinceramente não me faz inveja em nada. Há casamentos que são impossíveis...principalmente eu e o FCP. :D
Jinhos, adorei o texto...tens uma facilidade de nos expores as questões de invejar...
BOA PÁSCOA!