domingo, março 27, 2005

teatro

Mensagem do Dia Mundial do Teatro

Socorro!
Teatro, vem em meu socorro
Durmo. Acorda-me.
Estou perdido no escuro, guia-me, pelo menos em direcção a uma vela
Estou preguiçosa, envergonha-me
Estou cansado, ergue-me
Estou indiferente, bate-me
Fico indiferente, parte-me a cara
Tenho medo, dá-me coragem
Sou ignorante, educa-me
Sou monstruosa, humaniza-me
Sou pretensioso, mata-me de riso
Sou cínica, confunde-me
Sou imbecil, transforma-me
Sou má, castiga-me
Sou dominante e cruel, combate-me
Sou pedante, troça de mim
Sou vulgar, ensina-me
Sou muda, solta a minha língua
Já não sonho, chama-me cobarde ou imbecil
Esqueci-me, lança sobre mim a Memória
Sinto-me velha e instalada, faz saltar a infância
Estou pesado, dá-me a Música
Estou triste, vai buscar a Alegria
Estou surda, em tempestade faz uivar a Dor
Estou agitado, faz subir a Sensatez
Estou fraca, acende a Amizade
Estou cega, convoca todas as luzes
Estou submetida à fealdade, manda entrar a Beleza conquistadora
Fui recrutada pelo ódio, concede-me todas as forças do Amor.

Ariane Mnouchkine, Encenadora
Tradução de Carmen Santos (enviada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Espectáculos), recebida, via e-mail, através do portal ANTA

não resisti. porque hoje é também o meu dia. se bem que o teatro não é de um dia, mas de todos os dias. não resisti. e, como não podia deixar de ser, esta noite vou ao teatro.

4 comentários:

Anónimo disse...

/me levanta-se e aplaude :)

Susan. disse...

"Ir ao teatro como quem vai ao cinema" - uma meta pessoal (e social/cultural?) a médio prazo. A médio-prazo, porque a curto frustra pelo fracasso e a longo frustra pelo cansaço. :(
O cinema é manipulador e mobilizador, movimenta pessoas como dinheiro. O teatro é simples, mágico e humano. Humaniza.

SL disse...

Um bonito poema onde o amor ao teatro está magnificamente explicito... O teatro é fantástico! Gostava era de ter oportunidadea para assitir a mais, por aqui é uma raridade tremenda.
JINHOS

Estrela do mar disse...

...bonita homenagem ao teatro...gostei Ricardo...

Um beijinho*.