domingo, janeiro 16, 2005

o leque de lady windermere

as cortinas abriram na escuridão.

entrei na sociedade dos finais do século XIX e deslumbrei-me pelos vestidos delas e pelos fatos deles. a classe é alta, fala-se de duques, condessas e lordes, numa inglaterra fútil e hipócrita.

admiro as expressões carregadas, a ligeireza dos movimentos, a voz sonante. e das falas de Oscar Wilde, o autor, retiro dois momentos preciosos.

"entre um homem e uma mulher não existe amizade". ó meu caro Oscar, felizmente, não vive você nos nossos dias, pois seria obrigado a chamar-lhe, o que seria de uma deselegância actroz, mentiroso. nem mais. digo-lho eu, rapaz novo, mas muito amigo... das suas amigas.

"as palavras são a segunda tragédia. as palavras são de uma crueldade..." ó meu caro Oscar, infelizmente, não vive você nos nossos dias, pois seria obrigado a manifestar-lhe todo o meu apoio. não fossem essas malvadas a desgraça dos nossos dias. as rainhas da má-língua.

e no fim, de sorriso largo, bato palmas. muitas palmas. a cortina reabre novamente para recerbermos os actores em festa. sim, estão de parabéns.

já na saída, retribuo cumprimentos, respiro fundo. um leque. falsidades. hipocrisias. uma mãe infeliz. um marido louco de paixão. a inocência dos vinte e um anos. conselhos e futilidades. a vingança do amor. a vida.

e tudo isto é teatro.

3 comentários:

isa xana disse...

a vida é puro teatro;) tens uma frase de shakespeare k diz isso mm.
vim agradecer-te teres-me visitado e kero q me visites sempre;) farei o mesmo porque gosto bastante do teu blog... so o facto de ter como nome: teatro de palavras, seduz-me imenso:)
bem, bêjitos

ricardo disse...

Aninhas, na verdade correu bem... mas esta peça não é a que me referia no meu post "ensaio primeiro". desta vez, eu não estava nos bastidores, mas sim na plateia... na plateia a bater palmas. as palmas são dos actores. de todos eles. e não só dos que me acompanham. beijo grande, grande. o meu mail? é para já...

Patrícia Mota disse...

Bem e agora ficamos todos com o teu mail Ana :) (brincadeira)

Falando do post...
Teatro é sempre outro mundo. Pelos vistos no mundo dele "entre um homem e uma mulher não existe amizade", ora que fazer perante isto?!?! Bater palmas!

Felizmente aqui não é assim, mas é bom que alguem nos mostre sitios onde é...

E repito felizmente aqui não é assim porque a maioria dos meus amigos são homens, e não me deito na cama com eles, ou ainda pior posso ate deitar... Isso é uma tal amizade que hoje conseguimos fazer prevalecer.

Desculpa ter levado este comentario todo para o tema "amizade" mas para mim foi o que me chamou mais a atensao.

Palmas