terça-feira, novembro 01, 2005

o dia de cada coisa

recebo da invernia as bofetadas do vento e as carícias agrestes das ondas do mar de quando em vez. vou, por ali, como relógio decidido, rebuscando nos passos as incertezas, vivas pela dor, que a alma teima em alojar. gosto de pensar que o mar poderá ser um dia o lar das minhas feridas. por isso vou.

vejo à porta do cemitério uma invulgar agitação. amontoam-se os carros e as pessoas, de flores e guarda-chuva nas mãos. ah, pois, hoje é dia de finados! o dia em que todos nos lembramos de “visitar” os entes queridos que, pela lei da vida ou contra ela, já se finaram.

estranho, no mínimo. há um dia para cada coisa importante na nossa vida: dia da mulher, do pai, da mãe ou até dos avós; dia dos direitos do homem, da luta contra o cancro; dia da árvore, da criança, de Portugal e de todos os santos. dias que aproveitamos para, a reboque da comunicação social, reflectir, comprar um presente ou levar a efeito uma leitura mais exaustiva sobre o assunto em destaque. como se, para além dessas datas, nos nossos dias tão ocupados, as pessoas que amamos e as coisas importantes da vida não tivessem a importância que merecem.

ao escutar as gaivotas preocupadas – em terra que o mar está agitado –, procuro no calendário, desenhado na areia, o dia do riso: o dia em que, talvez, tivéssemos coragem de rir de nós próprios. e assim fui e voltarei a ir todos os dias, porque sem o mar desta cidade a minha vida não teria a mesma cor.
foto: ["o nosso mar...", Cristina do Vale e Vasconcelos, 21. 10.05]

3 comentários:

Elsa disse...

assino por baixo do que escreveste.. é triste que as pessoas precisem que as lembrem de determinadas coisas...
Por isso é que pura e simplesmente fujo de todas essas datas horrorosas que só servem para - cada vez mais - comercializar o que devem ser os sentimentos mais sinceros...
GOstei muito do teu texto... mas o teu (nosso) mar devia ser bem mais azul!!!!!
um beijo de boa semana...
(e espreita aí por trás da cortina o galego por mim que o espectáculo deve 'tar a começar....)

Å®t Øf £övë disse...

Ricardo,
Gosto da forma como escreves, e gostei muito deste teu texto.
Subscrevo e assino por baixo.
Continuação de boa semana.
Abraço.

Menina Marota disse...

Não gosto de dias estipulados... todos os dias para mim, são diferentes, mas tão iguais em afectos, em carinhos, em saudade, em dor...
Cada um desses dias o meu coração rege, a bel prazer dele, sentindo a falta de cada momento, de cada pessoa...

Gostei do teu texto...e, também para mim..."..porque sem o mar desta cidade a minha vida não teria a mesma cor."

Um abraço e bom fim de semana :)